Como faz um desses ?

Padrão

 

   

Isso pode virar↓  

                            null                                                        

 

null

 

 null

Para esculpir


Você tem 4 caminhos
1-Epoxi
2-Polyclay
3-Oil Clay
4-Cera

Epoxi é tipo durepoxi. Existem varias massas. 90% delas é bi-componente, sendo um secante e um adesivo. Misturou não tem jeito. Dali a umas horas estará duro como pedra. Pode ser polida, lixada, pintada e furada. O resultado é pesado e rígido.
Marcas: Aepoxie Msfx, Aves clay, Durepoxi, Poliepoxi, poxibonder

Polyclay é uma massa que é como massinha, sempre molinha. Só que quando você fica satisfeito com a peça, assa ela no forno da sua casa e ela fica durona. Parece epoxi duro, mas é bem mais leve. Pode ser pintada, alisada, furada, serrada, etc.                                                                                                                                                                     Marcas:Fimo, Sculpey, Super Sculpey, FxArte, Poliart, T&K

Oil Clay é tb chamado de “clay”. Existe o com enxofre (mais mole) e o sem enxofre (mais duro). Ela é vendida em uma ampla gama de marcas e durezas diferentes que vão do chiclete ao concreto. è uma massa barata, mas que não “seca”. Não dá pra assar ela, pois ela derrete com calor. Grande parte dos caras que fazem toy art usam clay para as matrizes, porque podem reaproveitar a massa depois de fazer a fôrma. Ela não aceita bem tinta e é bem sensível, endurecendo no frio, ficando mole no calor. É meio como argila, só que não seca e nem tem pedras nem fede a rio.
Marcas: Chavant, Fxarte, Dimclay

Cera é o seguinte: Não é indicado para iniciantes. O trabalho com cera é o que da o melhor resultado de todos. O grau de detalhe é cabuloso. A técnica idem. Existem mais de 10 tipos de cera diferentes para fazer bonecos. Algumas específicas, como toy wax e outras de uso amplo na área de efeitos especiais como o “green stuff” e castilene. Ha o plastic wax. cera levem cera dura… cera colorida… cera dental, macia, durona, è cera que não acaba mais. Para trabalho em cera costuma se usar uma base de clay do qual vc tira uma forma preliminar e derrama a base de cera lá. Aí em cima disso vai usar uma coisa meio carinha chamada caneta térmica ou waxpen para esculpir seu boneco. É uma espécie de pirógrafo com uma ponta de espátula.                                                                                                                                                                                                      Marcas:  MSFX ,via fxarte e a Dimclay.

 

Para Moldar e Decorar

DILUENTES – você poderá usar um material quimico liquido para atacar a massa e gerar efeitos interessantes no seu modelo, e até mesmo limpar as digitais da peça. Para epoxi dá pra usar álcool e água. Para o resto use fluido de isqueiro (mais abrasivo) ou àlcool isopropílico (menos abrasivo) ou Dlimonene, um tipo de thinner importado super-forte.

Ferramentais – Use os de dentista ou os industrializados para escultura. Chama-se de “estecas”. Existem uns baratinhos feitos para escultura em biscuit (se me perguntarem porque biscuit não esta na lista de massas, a explicação é que biscuit dá pouco detalhamento e não é um material muito profissional. Só use se vc não tiver acesso aos demais). Os demais são espátulas e boleadores. Vc pode fazer e é inclusive recomendado que faça – seus próprios ferramentais.

Estiletes e facas – São útilissimos. As marcas boas são para modelismo, como a Xacto e similares, mas faquinhas e estiletes Olfa resolvem tb. Encontram-se baratos em lojas de 1,99.

Alicates – Escolha os de bijuteria. São bons e baratos. Facilmente manipulados com uma mão só. Quanto mais tipos, melhor.

Arames – escolha os de aluminio ou de aço galvanizado. Nem muito grosso nem fino demais.

lixas – Lixas são boas para dar acabamento. Vão de grãos enormes ao grão finíssimo.

Colas – Eu uso dois tipos basicos. PVA -Cascorez azul e super colas, como a super bonder e demais bonders. Existem 2000 colas “bonder” por aí. 99% delas é à base de cianocrilato, que seca rápido e é super forte. Existe também a cola araldite, que é uma epoxi de dois componentes. Boa para colar coisas sob pressão e muito pesadas. demora mais a secar e é mais cara que a bonder.

PINCÉIS
Pincéis – Não tem mistério. Vc precisa ter três pelo menos. Um grande amplo, de preferência retangular. Um cônico, e um fino para detalhes pequenos. Os melhores são de pelo de marta, que tb são caríssimos. A solução são os sintéticos, que são bem bons tb e baratos. Pincéis nacionais são merdas que soltam pelos demais.

Aerógrafo

Aerografo é um tipo de caneta-pistola de ar que pinta com ar comprimido via compressor e mangueira. è um material para pessoas mais experientes e pode exigir um longo treino. Existem dois tipos o de ação simples e o de dupla ação. O de dupla ação controla a intensidade do fluxo de ar e a espessura do traço. Não é barato mas dá resultado fantásticos nas mãos de quem sabe usar.

TINTAS
Tintas- Acrílica em 90% dos casos. Vc pode usar tinta plástica tb (uma versão da acrílica) e eventualmente esmaltes, que são bons para cromados e dourados. Eu uso até tinta de tela e muita tinta de artesanato. Muitas vezes misturo cores foscas e brilhantes na minha peça.Também uso aquarela e guache, além de tinta litográfica e de nankim.

Vernizes

vernizes tb são legais. Existem, os foscos e os brilhantes e tb os de alto brilho. Sempre use verniz de alto brilho nos olhos do boneco pq isso dá vida e eles. Eu uso acrilex. Uso um verniz fosco para fixar, eu acho o da corfix é o melhor. Em spray. O segredo é borrifar de uma distância nem muito perto nem muito longe. Senão escorre e caga tudo. Não pode fazer em lugar com partículas no ar, como casa muito empoeirada, senão vc DESTROI seu modelo, transformando-o no Chewbacca.

Não to conseguindo posta muito porque minhas aulas voltaram ¬¬, quando der eu volto

Bjs :**

 

 

Fontes: http://www.mundogump.com.br/dicas-rapidas-para-fazer-toy-art/#ixzz0uSHyCObs

http://bananasuicida.com.br/?p=2019

Tá afim de comentar ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s