Especial HaLOLween: Vampiros

Padrão

 

AVISO: Se você acha que o post vai ter a ver com Crespúsculo já fecha a página agora !

O mundo dos vampiros vai muito além do Edward de Crespúsculo e das séries Vampiries Diaries e True Blood.Eu, como fã de vampiros assumida, acho que não tem um filme ou série de hoje que conseguiu representar eles como eles “realmente” são.

Deixando claro que vampiros não são TÃO invenção quanto se pensa

Existem doenças que realmente fazem as pessoas terem desejo por sangue e carne humana, parece brincadeira ne?! Então olha aki↓

Hematomania é chamada essa doença seria quase um fetiche morbido por sangue, onde o prazer sexual, entre outras necessidades, são satisfeitas e alcançadas com uma porção regular de sangue humano e as vezes até carne humana.Muitas pessoas que tomam o sangue de outras, quando não são presas, são levadas para hospícios, onde se tratam com “entortas” – injeções de tranquilizantes que as deixam literalmente tortas enquanto durar o efeito. Só EUA existem mais de 8 mil pessoas que sofrem dessa doença, porém acredita-se que a maioria delas conseguem sangue por meios legais, em bancos de sangue.

Existe até relatos de que havia um vampiro em Londres e chega a assassinar várias pessoas, na verdade ele sofria dessa doença.

Necessário Saber

A definição REAL: são criaturas da noite que tem sensibilidade à luz, são super sedutores e hipnotizam suas presas pelos olhos, não tem reflexo no espelho, são gelados e tem SEDE de sangue. Óbvio que são imortais, não são necessariamente do mal, costuma ter estilo e podendo se transforma em morcego (dessa última eu discordo).

Fique sabendo: Eles são citados desde a Grécia antiga e a Mesopotámia, o diabo já foi um sinônimo para vampiro, tem lenda sobre eles em todas as partes do globo (sem exceção), consideram o chupa cabra como um tipo de vampiro, coven é como se chama o coletivo desses seres. Os russos e gregos acreditavam que pecadores, crianças não-batizadas e outras pessoas que não tivessem a fé cristã eram as mais propensas a se tornar vampiros após suas mortes.

Como detê-lo: Depende do vampiro, se for o Edward é só mostrar uma mulher😛. Para os outros pode ser a famosa estaca no coração (mata), tem o alho, elementos religiosos, sementes de mostarda pra jogar no teto (afasta) e tem meios alternativos que seria corta a cabeça do vampiro ou cremá-lo ou exorciza-lo.

Como virar vampiro: Visite muitos cemitérios à noite, ache um morcego e espere ele sugar seu sangue com uma mordida no pescoço e se você for forte já virou um. Ou você também pode

A explicação

Para mim (e para o criador do Conde Drácula, que é o vampiro moderno) seria uma junção das lendas vampíricas ao redor do mundo para criar o vampiro popular de hoje↓

A lenda de vampiros diz que eles são seres da noite, pois doentes de porfiria foram considerados vampiros e eles tinham sensibilidade à luz e também tinham constipação, elevação ou queda da pressão arterial, taquicardia e outras arritmias cardíaca. O que explicaria o fato de o vampiro não ter batimentos cardíacos e de ser tão pálido.Outros que foram considerados vampiros foram os tuberculosos, pois expeliam sangue.

Os gregos temia Lamia, um demônio com cabeça e torso de mulher e parte inferior do corpo de cobra.  Lamia era uma das amantes mortais de Zeus. Com muita raiva e ciúmes, a esposa de Zeus, a deusa Hera, enlouqueceu Lamia, fazendo com que ela comesse todos os seus filhos. Quando Lamia percebeu o que tinha feito, ficou tão furiosa que se transformou em um monstro imortal, sugando o sangue de crianças por ter ciúmes de suas mães. Tá ai um bom porque de falarem que os vampiros tem presas, tem a ver com as cobras.

No folclore chinês, os cadáveres saíam dos túmulos e caminhavam entre os vivos. Esses k’uei foram criados quando o p’o (espírito inferior) de uma pessoa não passava para o pós-vida no momento de sua morte, geralmente devido ao mau comportamento durante a vida. O p´o, com raiva de seu terrível destino, reanimava o corpo e atacava os vivos à noite.

Os vampiros da Moldávia, Wallachia e Transilvânia (agora Romênia) eram strigoi, que no começo, podia ser invisível, atormentando sua família movendo móveis e roubando comida. Depois de algum tempo, ele se tornava visível, com aparência igual à que tinha em vida. Novamente, o strigoi retornava para sua família, roubando o gado, implorando por comida e trazendo doenças. Os strigoi se alimentavam de humanos. Primeiro, dos membros de sua família, depois de qualquer um que encontrassem. Em alguns registros, o strigoi sugava o sangue de suas vítimas diretamente do coração. Aí se explica a parte de não ter reflexo, pode se meio que uma consequência da fase passada. 

O famoso Drácula!

O romance “Drácula” foi criado por Abraham (Bram) Stoker, gerente de um teatro e romancista nas horas vagas,  é a versão de vampiro que realmente ficou conhecida. Isso se deve em grande parte ao inesquecível vilão do romance, Conde Drácula, bem como à composição nefasta. Stoker se inspirou numa pessoa real para criar o Conde. O escolhido foi o príncipe Vladislav Basarab, que governou Wallachia na metade dos anos 1400. Seu pai era Vlad Dracul ( “Vlad, o dragão” ou “Vlad, o demônio”), porque participava de uma sociedade chamada “A Ordem do Dragão”. Às vezes, Vlad Jr. era chamado de Vlad Drácula ( “filho de Dracul”), mas era conhecido por  “Vlad Tepes” (“Vlad, o Empalador”). Era uma referência ao hábito de Vlad de empalar seus inimigos em longas estacas de madeira para assustar as pessoas e estas não invadirem suas terras. Tinha uma reputação de brutalidade (uma reputação que muitos romenos dizem ser imprecisa), mas não há muitas evidências que mostrem que as pessoas acreditavam que fosse um vampiro.

O vilão da ficção de Stoker não é identico ao Drácula real. Stoker emprestou, principalmente, o nome do príncipe, bem como sua posição social. Diferentemente dos strigoi (andarilhos e sem lar) o vampiro de Stoker era um tipo rico e aristocrático, que se escondia em um castelo grandioso. A história é muito legal e difernte do que muitos pensam não é previsível. Olha clique em saber mais para ter um noção de como é a história.

Saber mais!

Minha Dúvida : Porque todo o vampiro e relaciona ou tem uma chave da vida ? (a chave é essa que tá abaixo)

Ankh Na cultura pop, ele (o Ankh, é o nome verdadeiro do símbolo) foi associado pela primeira vez ao vampirismo e à subcultura gótica através do filme The Hunger – Fome de Viver (1983), em que David Bowie e Catherine Deneuve protagonizam vampiros em busca de sangue. Depois disso apareceu numa personagem de quadrinhos e virou moda.

Ankh ou Chave da Vida: é um símbolo do Antigo Egito que representa a vida, mas não só a vida, a vida após a morte.

O primeiro do Universo

O mundo pode ser machista, mas a história dos vampiros não… A mais aceita como sendo a primeira vampira é Lilith, uma mulher (a vá ?!). Baseados na Bíblia e em outras coisas os conspirólogos e o povo do Cabala diz que ela foi a primeira mulher de Adão mas ela o trocou porque Adão era machista (as duas versões são fortes), ela meio que fugiu.Voou para as margens do Mar Vermelho, onde passou a viver em promiscuidade com os diabos, gerando cem demônios por dia, os chamados Lillim. E lá ela se transformou e assumiu seu tenebroso destino, seduzindo homens em seu sonho, espalhando a morte, pois foi declarada guerra ao Pai. Antes Deus enviou três anjos para trazê-la de volta.Os três anjos foram e insistiram que ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar, sendo assim condenada por Deus a perder cem filhos por dia. Desde então, para proteger os recém-nascidos da influência de Lilith, seria necessário colocar amuletos com o nome dos 3 anjos (Snvi, Snsvi, and Smnglof), lembrando-a de sua promessa. Por ter sempre seus filhos mortos Lilith se vingava devorando recém-nascidos ou matando grávidas.Depois foi tentar Eva para que ela comece o fruto proibido e conseguiu (Lilith seria a maldita serpente). Ela é considerada um prostituta divina, símbolo de vaidade, frustação, desejo e pecado, mas feminista. Voltando a hitória ai ela teria se casado com Caim que foi condenado a vagar pelo mundo e os dois conseguiram ter uma prole de filhos… que não sobrevivem, virou vampiro ! É tipo isso.

Saiba Mais!

Há uma explicação que eu curto bastante que é que Judas Iscariotis (o que traiu Jesus) foi o primeiro vampiro do mundo… Depois que traiu Jesus ele se enforcou, mas se surpreendeu quando nao morreu! Foi amaldiçoado a vagar eternamente sem poder descansar! Tinha fome, mas a comida não o satisfazia, entao ele descobriu o sangue, e o primeiro sangue que chupou foi de uma criança! E como ele tentou se enforcar num álamo só a madeira de álamo podia decapitar e assim realmente matar o vampiro. Sim, é a mais DOORRRGGAS, por isso que é tão divertida.

 

O post será dividido em duas partes, por enquanto é só.

Fontes de inspiração:

http://mestredasresenhas.wordpress.com/category/festival-de-vampiros/page/2/

http://contosdevampiroseterror.blogspot.com/search?updated-max=2011-08-09T23%3A22%3A00-03%3A00&max-results=15

http://pessoas.hsw.uol.com.br/vampiros5.htm

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/seres/vampiros.htm

http://vampiros-reais.blogspot.com/

http://winchesterhome.wordpress.com/2011/06/08/lendas-de-supernatural-vampiros/

http://bobbysouza.glogster.com/halloween-vampiros-/

Uma resposta »

  1. dri o Ankh tbm representa “A Casa da Vida” que era associada à magia do antigo Egito e às linhagens dos magos (li no Percy Jackson, mas aparentemente bastante coisa q ta escrita la é verdade!)

Tá afim de comentar ?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s